Câncer de Pulmão e o Cigarro

Um dos tipos mais comuns de câncer é o câncer pulmonar.

De longe a maior causa de câncer no pulmão é o tabagismo. Embora seja possível que uma pessoa desenvolva câncer no pulmão mesmo sem fumar, o tabagismo é o responsável por cerca de 8 a cada 10 casos.

O cigarro também está presente como um dos principais causadores de câncer em diversos órgãos dos sistemas respiratório e digestivo. Contudo, além do câncer, há inúmeras doenças diretamente relacionadas ao cigarro.

Quanto mais tempo a pessoa persiste consumindo cigarro, maior a chance de desenvolver câncer. Pessoas que começam a utilizar cigarros quando jovens correm um risco maior ainda. Esse risco também aumenta proporcionalmente de acordo com a quantidade de cigarro consumido.

Contudo, há outros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer pulmonar como a exposição a certos produtos químicos, poluição do ar, doença pulmonar prévia, história familiar de câncer de pulmão, algum outro tipo de câncer no passado e possuir baixa imunidade. Em casos mais raros, existem pessoas desenvolvem câncer sem apresentar nenhum fator de risco óbvio.

Parar de fumar diminui consideravelmente o risco de desenvolvimento de câncer, além de proporcionar alguns anos de vida a mais. Uma boa alimentação, rica de frutas e vegetais, também ajudam a prevenir a doença. Pratique exercícios físicos frequentemente e durma bem, isso também pode ajudar.