Câncer, também conhecido como um tumor maligno ou cancro, é um grupo de doenças que envolvem o crescimento celular anormal devido a falhas genéticas, com grande potencial de se espelhar e invadir outras partes do corpo. Há mais de 100 tipos diferentes de câncer que se desenvolvem em seres humanos. De modo geral, se ignorado, é comum levar o paciente a óbito em pouco tempo. Entretanto o câncer é tratável e pode ser curado. As chances de cura aumentam significativamente se for tratado logos nos primeiros estágios.
Nem todo tumor é canceroso, os chamados tumores benignos não se espalham para outras partes do corpo e muitas vezes são inofensivos a saúde.
O câncer nem sempre apresenta sintoma. Muitas vezes, quando a pessoa percebe alguns sintomas, é comum que o câncer já esteja em estágios avançados. Então não deixe de visitar um médico oncologista periodicamente.
Sintomas
Por existir diversos tipos de câncer e em diferentes regiões do corpo, há uma grande variação de sintomas que podem ser apresentados, entretanto muitos são imperceptíveis sem exames específicos. Dentre os sintomas mais comuns e fáceis de serem detectados sem exames, podem ser citados:
- Nódulo sob a pele;
- Mudança de textura na pele;
- Manchas;
- Tosse prolongada;
- Perda de peso inexplicada;
- Desconfortos intestinais;
- Mudança na cor da íris dos olhos;
- Entre muitos outros.
Principais Causas
O uso de cigarros é um dos principais causadores de morte por câncer no mundo.
Obesidade, sedentarismo, falta de atividades físicas regulares, dieta pobre, e consumo de álcool, também são grandes fatores de risco.
Exposição prolongada à radiação do sol sem uso do protetor solar, contato direto com poluentes e uso de alguns produtos químicos.
Casos de câncer na família.
Prevenção
- Alimentação adequada;
- Manter o peso ideal;
- Praticar atividades físicas;
- Não fume;
- Use protetor solar;
- Consulte um médico oncologista. Caso há presença de câncer em familiares, consulte seu médico ao menos uma vez por ano.
Conclusão
O câncer é uma doença que apresenta alto risco de morte, e muitas vezes é imperceptível sem exames adequados. A prevenção sempre é a melhor opção para uma doença, então não fume, se proteja da radiação solar, mantenha uma vida saudável e consulte um oncologista periodicamente.
Muitas pessoas tendem a se esquivar de médicos, com medo de descobrir que estão com câncer. Entretanto, quanto mais cedo detectado, maior a chance de cura sem sequelas. Essa probabilidade de cura sem sequelas tende a diminuir consideravelmente conforme a doença vai avançando sem tratamento. Então não há necessidade de ter receio do médico, mas sim do câncer.